curiosidades: saiba um pouco sobre aves raras e diferentes
Jacutinga: (Pipile jacutinga), é uma ave da família dos cracídeos de ocorrência na Mata Atlâtica no Brasil, mede cerca de 75 cm, alimenta-se de frutos e alguns invertebrados; sendo até as décadas de 1950 e 1960, relativamente comum nesse habitat. O desmatamento e a caça predatória, reduziram drasticamente as suas populações, sendo atualmente uma espécie em vias de extinção. Essa ave efetua migrações altitudinais, acompanhando a frutificação de diversas árvores da floresta, principalmente as dos palmiteiros; sendo que, a exploração predatória dessa palmeira, cujos frutos são um dos principais alimentos da Jacutinga, também tem contribuido para a sua decadência populacional. CACATUA Origem:Ave com origem na floresta da Austrália. Hábitos:O que torna a Cacatua particular é a sua crista, que levanta e baixa, dependendo do seu estado de humor. Como são aves de grande porte, tudo nelas é proporcional, incluindo o barulho que fazem! Outro aspecto a ter em conta, é a inteligência destes bichos, aprendem com muita facilidade a abrir gaiolas, e a pegar em pequenos objectos como isqueiros, canetas, relógios, entre outros, portanto tem de deixar estas pequenas coisas longe do seu alcance. Uma Cacatua pode viver entre 30 de 75 anos, antes de fazer a sua aquisição pense nisso, já que, muito provavelmente, vai deixá-la como herança as seus filhos e netos.Alimentaç;ãoA alimentação destas aves deve ser adquirida em casa da especialidade, e devem ser considerados ainda suplementos de frutas. Tamanho:As espécies mais pequenas podem atingir cerca de 35 cm e as maiores 70cm.
Arcossauros
Os arcossauros (do latim científico Archosauria, também conhecidos como Avesuchia) constituem um grupo de répteis que se destaca dos demais pela sua importância tanto atual como no passado. Trata-se de um grupo que surgiu no início da Era Mesozóica (Triássico Médio - ha ca. 235 milhões de anos) e que, rapidamente, se espalhou pelos diversos continentes, onde se tornaram os vertebrados dominantes. Atualmente este grupo é representado por crocodilianos (jacarés, crocodilos e gaviais) e aves. No passado, no entanto, os arcossauros eram mais diversificados e, além de crocodilianos e aves, eram representados pelos pterossauros (répteis voadores), por diversas formas de dinossauros e outros grupos menos conhecidos.
Crocodilianos
Os crocodilianos pertencem à linhagem Archosauria, que significa “réptil dominante”. As criaturas pertencentes a essa linhagem caracterizam-se por possuírem no crânio uma abertura na frente dos olhos (anterorbital), pertencem também a essa linhagem os Dinosauros, as aves (que provavelmente descendem diretamente dos Dinosauros), Phytosauria e os Pterosauros. Apesar da semelhança com lagartos, os crocodilianos são mais aparentados às aves.
Pterossauros
Pterossauros não são aves, mas também não são dinossauros. Ambos tiveram um ancestral comum e cada grupo seguiu sua própria história evolutiva. Os pterossauros surgiram há aproximadamente 220 milhões de anos e são os primeiros vertebrados adaptados para um vôo ativo, isto é, não eram apenas planadores. Sua extinção aconteceu há cerca de 65 milhões de anos, juntamente com a maioria dos dinossauros. Por serem animais voadores, seus restos fósseis são muito raros de serem encontrados; assim, descobertas como a que acaba de ser realizada, são fundamentais para o estudo da evolução desses vertebrados alados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário