![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUY3S8w6evVvs0PaP7hOMjlQfk834R22CUeQeW5zjO6QfgK0R_t-RfF0I_3JyHREvO6hBvR5yx7wPdGgAE1gn0jTT1kjAViGEBhO6QE8zOAgA0u6Fv-eF7Isd9aZK-S_PzXYGBpgdXqijh/s320/luisrey23.jpg)
As principais linhas de pensamento sobre a evolução das aves:
- DINOSSAUROS - Essa teoria é a mais aceita e difundida entre os cientistas. Segundo a mesma as aves teriam evoluído a partir de pequenos e ágeis dinossauros terópodes (e não de enormes dinossauros como Tyrannosaurus, Triceratops e Apatosaurus). Com os milhões de anos eles adquiriram penas e posteriormente aprenderam a voar.
- ARCOSSAUROS - Essa teoria é a 2ª mais aceita entre os cientistas. Supõe-se que as aves teriam evoluído dos arcossauros, um grupo de répteis que também deu origem aos dinossauros, pterossauros e crocodilos, As aves então teriam evoluído bem antes até dos Archaeopteryx, há mais de 200 milhões de anos.
- CROCODILOS a teoria é a menos aceita e defende a tese de que as aves evoluíram a partir de um grupo primitivo de crocodilos terrestres. Baseia-se em uma poucas e vagas semelhanças entre as aves e pequenos crocodilianos terrestres encontrados nos depósitos fósseis.
- PTEROSSAUROS - Essa teoria é uma das mais antigas e atualmente já não é mais defendida por ninguém. Baseia-se na semelhança externa entre aves e pterossauros. Nesse caso porém as semelhanças terminam por aí. De resto esses dois grupos eram bem diferentes. É um típico caso de evolução convergente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário